Quem Somos

Somos o Instituto Consuelo Pinheiro, uma organização sem fins lucrativos que atua na prevenção, auxílio e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social. Fazemos parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) enquanto entidade de atendimento – ou seja, prestamos serviços, executamos projetos e concedemos benefícios de prestação social.

Apesar de termos começado em 1969 com o atendimento quase exclusivo a pessoas com deficiência intelectual, nos moldamos às necessidades percebidas com o passar do tempo. Hoje, além de atendermos pessoas com todo tipo de deficiência leve e moderada, trabalhamos também diretamente com crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
Mesmo com essa diversidade de públicos, buscamos atender às necessidades individuais por meio da socialização do cuidado. Através de um atendimento humanizado e inclusivo, trabalhamos com uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento das competências sociais de nossos atendidos.

Missão

Contribuir com o processo de empoderamento, autonomia e participação cidadã dos atendidos e suas famílias através do desenvolvimento de competências sociais e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Visão

Se consolidar como referência mundial na área de assistência social. Que sejamos inspiração para outros trabalhadores e modelo para outras instituições.

Valores

TRANSPARÊNCIA
TRAZ EFICIÊNCIA

Damos ênfase à boa aplicação dos recursos, garantindo que os mesmos serão aplicados para otimizar os resultados obtidos.
Por isso buscamos sempre transparência e acompanhamento de indicadores.

INDIVIDUALIDADES
EM REDE

Ninguém é igual a ninguém. Por isso, nossa metodologia é adaptada às individualidades de cada atendido.
A partir das suas características únicas, construímos oportunidades de integração, sociabilidade e suporte mútuo.

MAESTRIA
PARA AUTONOMIA

Ser capaz de viver com autonomia é diferente de ser totalmente independente.
Trabalhamos para possibilitar a capacidade de autonomia dos atendidos.

quem foi Consuelo Pinheiro?

Consuelo Pinheiro, homenageada com o nome da instituição, foi uma pesquisadora e educadora importante na história do cuidado e mediação de pessoas com deficiência. Na época da criação do instituto, ela foi responsável pela difusão do método Doman-Delacato no Rio de Janeiro – um avanço em relação às práticas anteriores e um passo na direção de um tratamento mais humanizado desse público.

Transparência

Relatório Anual 2020
Balanço / Auditoria
Estatuto

Equipe

man, writing, laptop-2562325.jpg

Trabalhe Conosco

No momento, não temos vagas abertas. Para ser informado(a) em relação aos nossos processos seletivos, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Assine Nossa Newsletter

Saiba Mais
Contato
Envolva-se
Endereço